Economia

Apesar de queda, desempenho do PIB cearense deve ser melhor que o do Brasil em 2020

Apesar de resultado negativo, cenário ainda é melhor que o quadro nacional

Foto: José Paulo Lacerda/ CNI

Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

 

Os resultados da economia cearense no primeiro semestre apontam projeções de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2020. Apesar da retração, as projeções indicam que o PIB cearense deve ter melhor desempenho que o PIB do Brasil. A análise foi divulgada na tarde de hoje (30), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A estimativa para a economia cearense é de queda -4,92%, enquanto o esperado para o País é de -6,50%. Nos últimos quatro trimestres o PIB cearense apresentou alta de 1,77%, ante 0,9% do PIB nacional. A previsão, em dezembro de 2019, era a de que o PIB do Ceará cresceria, este ano, 2,38%, maior, inclusive, que a nacional, de 2,25%

O PIB cearense fechou o primeiro trimestre com queda de -0,45% em relação ao mesmo período de 2019, quando o índice ficou em 0,59%.

O analistas responsáveis pelo estudo avaliam que apesar de gradual, a recuperação econômica do estado deve ser mais rápida que a do resto do Brasil. “Isso se deve a trajetória de maior crescimento da economia cearense no período anterior à Pandemia; pelo processo de reabertura das atividades econômicas no Estado de forma gradual e responsável e das medidas do Governo Estadual para o processo de reaquecimento da economia”, afirma analista de Políticas Públicas do Ipece Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe que elaborou o PIB.

A Agropecuária caiu em relação ao mesmo trimestre do ano passado, mas teve desempenho geral positivo com alta de 0,66% ante 1,74% do ano anterior. O mesmo não ocorreu com os outros dois pilares do PIB: setor de Serviços caiu -0,38% (contra 1,10% no primeiro trimestre de 2019); Indústria involuiu -0,81% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo trimestre de 2019 (-3,15%)

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS