Economia

Série de rodadas comerciais setoriais promovidas pela Adece e Sedet inicia hoje

Eduardo Neves, presidente da Adece, projeta seis edições em 2020


A primeira etapa de um conjunto de encontros comerciais voltados para setores prioritários da economia cearense será realizada hoje, às 16h, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). A primeira edição é voltada para o segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e será aberto por palestra com o digital senior expert da consultoria Mckinsey & Company, Zanoni Arenas, que abordará o tema “TIC como catalisadora de negócios e produtividade para geração de riqueza”.

O projeto, batizado de “Encontros Oportunidades de Negócios”, é coordenado pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Júnior, e seu secretário executivo do Comércio, Serviço e Inovação, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Eduardo Neves. “É um projeto piloto, com a participação de grandes players de cada setor. A intenção é promover esses encontros para todos os setores considerados prioritários da nossa economia, a cada dois meses, em média”, pontua Neves. Setores como Biotecnologia e Saúde, Agronegócio, Energias Renováveis, Turismo, Couro e Calçados, Confecção e Metalmecânico devem ser os temas das próximas edições dos Encontros Oportunidades de Negócios.

A força do Mucuripe
Em janeiro, a movimentação de granéis sólidos no Porto do Mucuripe teve um crescimento de 128,87% em relação ao mesmo período de 2019. Ao todo, foram 251.536 toneladas embarcadas, mais da metade das 499.078 toneladas movimentadas. Este número é 55,52% a mais do registrado em janeiro passado, quando o terminal registrou 320.913 toneladas. “Estes números confirmam a importância do Porto de Fortaleza na economia da capital e do estado”, avalia a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayara Chaves.

Hapvida promove convenções comerciais

A primeira convenção comercial da operadora de saúde Hapvida, encerrada ontem (12), com a participação do vice-presidente comercial, Cândido Pinheiro Júnior, contou com executivos das operadoras recentemente compradas pela Hapvida: Grupo São Francisco, América e RN Saúde e Maida Health. Amanhã (14) e sexta-feira (15), o Sistema Hapvida vai reunir no Hotel Oásis Atlântico os concessionários e melhores vendedores para outra convenção, voltada para o varejo.

Grau Técnico
A rede de escolas técnicas Grau Técnico vai investir, até 2023, cerca de R$ 100 milhões em expansão e deve passar das atuais 62 escolas técnicas e oito profissionalizantes para 300 e 200, respectivamente. De acordo com o CEO da rede, Ruy Porto, cerca de metade será para uma sede multiuso (ensinos médio, técnico e superior) em Recife e implantação de ensino superior na modalidade EAD.

Ceará na mira

Com cinco unidades atualmente, a Grau Técnico vai abrir ainda este ano unidades em Sobral, Maracanaú e Caucaia. “Vamos aumentar também a oferta de cursos, passando de oito pra 11, com novas turmas de Farmácia, Estética e Nutrição”, afirma Ruy Porto. Atualmente, são sete mil alunos no Estado, número que deve passar para “algo entre 11 mil e 12 mil com as novas unidades”, projeta.

Gran Marquise terá menu especial

O gerente geral do Gran Marquise Hotel, Philippe Godefroit, prepara junto ao chef do restaurante Mucuripe, Edilson Araújo, uma noite de celebração do Valentine’s Day, na sexta-feira, 14. Além do menu especial (com espumante do rótulo Gran Marquise, camarões picantes em cama de folhas verdes Julienne e lombo de vitelo ao molho de gengibre), o hotel vai oferecer também pacotes promocionais para quem decidir passar a noite no hotel. “O Gran Marquise juntou seus principais talentos num formato extremante acessível e cuidadoso com cada casal ou cliente que queira passar o Valentine’s Day conosco”, afirma Godefroit. As reservas devem ser feitas pelo telefone 4006.5000.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS