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Programas de integridade: como manter na pandemia?

Por Eduardo Tardelli

A pandemia do coronavírus instaurou um novo comportamento na rotina das empresas e empreendedores. Com a maioria dos negócios funcionando de maneira remota e outros muitos lutando para se manterem saudáveis e em funcionamento, os sistemas corporativos de integridade podem ter ficado, infelizmente, em segundo plano, dando brechas para que empresas sejam expostas a altos riscos.

Descumprimentos de normas, má conduta, casos de corrupção, lavagem de dinheiro e conflitos de interesse podem ser algumas das consequências nesses casos. Por isso, a adoção de alguns processos determinados pelos programas de integridade se faz necessário. Afinal, eles determinam ações e caminhos para prevenir, detectar e remediar atos lesivos previstos em lei, evitando fraudes, suborno ou comportamentos ilegais pela empresa ou seus colaboradores.

Para garanti-lo, é importante que a empresa ofereça, de alguma maneira, um sentimento de mais segurança e estabilidade para os colaboradores, investidores e parceiros, ao mesmo tempo em que conserva a qualidade e efetividades das atividades mesmo que por home office. Vale padronizar procedimentos e manter a conduta ética e transparente por parte da equipe, evitando o descumprimento de normas e leis que possam levar a multas. Devem-se criar cartilhas e programas de treinamento de compliance e ética nas companhias para que todos tenham entendimento do assunto e evitem desvios.

Aos diretores e responsáveis por pessoal, é importante investir mais tempo na divulgação dessas políticas e condutas por e-mails, mensagens diretas, pastas com acesso remoto e uso de aplicativos. Em paralelo, os ciclos de treinamentos dos programas de integridade devem ser aprimorados e intensificados. Prosseguir com o Canal de Denúncias ativo para o funcionário é super positivo para que colaboradores possam informar algum comportamento disruptivo prejudiciais a eles e a corporação. Outro aliado são as tecnologias otimizadoras de processos, como o bigdata e mineração online – ótimos investimentos nesse período.

Lembro que toda crise tem um fim. Apesar de não parecer, em algum momento o “novo normal “se instalará, junto a uma nova rotina por parte das organizações e do mercado. Pensando nisso, o melhor meio para evitar problemas no futuro é se antecipar e adaptar suas diretrizes à nova realidade, adotando práticas que visem o comprometimento com as leis e a gestão de riscos. A máxima do prevenir ao invés de remediar é (sempre) válida, ainda mais importante em momentos como esse!

Eduardo Tardelli é CEO da upLexis

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