Covid-19

Covid-19: Governo do Estado anuncia ampliação de leitos de UTI em 34 municípios

Governador aponta que chegada de 300 respiradores foi essencial para possibilitar ampliação

Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

 

Está em andamento a ampliação na oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde do Ceará. Em live transmitida nas suas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que a Secretaria da Saúde (Sesa) planeja o incremento junto com as prefeituras.

O foco da ampliação será nas regiões Norte e Cariri. “Há uma preocupação muito forte com essas duas regiões do Estado. A região Norte que tem Sobral como maior cidade que já entrou num estágio de estabilização, mas ainda é uma situação preocupante. E a região do Cariri que tem aumentado, que tem avançado no número de casos”, afirma Camilo.

Está prevista a ampliação de leitos de UTI e também de enfermaria em todas as principais das duas regiões. O Hospital Regional do Cariri já contava com 89 leitos de UTI para tratar covid-19. Agora ele terá mais 49 leitos. Também haverá incremento em cidades como Brejo Santo, Barbalha e Crato. O Cariri como um todo terá após essa adição contará com 195 leitos de UTI, sem contar os de enfermaria.

Outras cidades que também devem receber incremento de leitos que foram mencionadas pelo governador são Canindé, Tauá, Icapuí, Morada Nova, Russas, Mombaça, Cedro, Itapajé, Campos Salles, Potengi, Icó, Santa Quitéria e Aracati.

Camilo destaca ainda que a ampliação na oferta de leitos só foi possível graças a chegada do carregamento com 300 respiradores vindos da China. O avião com os equipamentos pousou em Fortaleza no último final de semana.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS