Panorama

MEC anuncia novas datas de aplicação do Enem 2020 para janeiro de 2021

Data do exame foi adiada por solicitação do Congresso e da sociedade

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (8) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

As datas correspondem às provas escritas com presença do aluno em sala de aplicação da prova. Já a versão digital do Enem ficou marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação dos exames será nos dias 24 e 5 de fevereiro. O resultado das provas será divulgado pela internet no dia 29 de março.

“Entendemos que essa decisão não seja perfeita e maravilhosa para todos”, afirma o secretário-executivo da Educação, Antonio Paulo Vogel. As provas deveriam ser aplicadas em novembro, de acordo com calendário regular do MEC, mas a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) provocou a suspensão do exame.

Em enquete promovida pelo MEC, os estudantes apontavam que o ideal era a aplicação no mês de maio, tese rejeitada pela pasta. “Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos [nas faculdades] seriam somente no segundo semestre do ano que vem”, argumenta Vogel. Ainda segundo o gestor, a aplicação das provas nas datas escolhidas não atrapalha o andamento do calendário acadêmico de 2021.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS