Jornal Impresso

UFC inicia recrutamento para estudo com hidroxicloroquina e zinco

Pesquisa realizada pelo NPDM tem como foco profissionais de saúde que atuam na linha frente de combate ao novo coronavírus. Interessados devem fazer inscrição por agendamento telefônico

Foto: Flickr / UFC

Redação O Otimista
ootimista@ootimista.com.br

A Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciou ontem (29) o recrutamento para a pesquisa clínica sobre uso de hidroxicloroquina associada ao zinco como tratamento profilático, ou seja, preventivo, de profissionais de saúde que trabalham com casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

Podem participar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, biomédicos, paramédicos e agentes de saúde que atuem na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

O estudo deve envolver, ao todo, 400 profissionais em suas fases. Gestantes, lactantes, pessoas com peso abaixo de 40 quilos, casos já confirmados de covid-19 ou com eletrocardiograma com QTc igual ou superior a 450 não podem participar. Profissionais que utilizaram qualquer medicamento com possível atividade profilática ou que tenham estado internados até oito semanas antes do início do estudo também estão excluídos da análise.

A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde. Coordenador do estudo e professor da UFC, o médico Odorico Moraes explica que o projeto, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), busca mitigar os efeitos da doença diante da ausência de imunização por meio de uma vacina contra o novo coronavírus.

Como funciona
Voluntários que desejem participar devem agendar sua visita ao NPDM por telefone. No núcleo, eles serão submetidos a uma consulta médica para avaliação do estado de saúde, quando realizarão eletrocardiograma, exames para detecção de covid-19 (tanto o teste rápido como o RT-PCR), exames hematológicos e bioquímicos.

Diante de um aval positivo para seguir como participante, o profissional de saúde será conduzido a um ensaio clínico. Os sorteados para o grupo de tratamento deverão iniciar a medicação (hidroxicloroquina + zinco) e mantê-la por oito semanas.

Após o início da medicação, os participantes devem comparecer três vezes ao NPDM (3º, 15º e 30º dia após início da medicação) para avaliação clínica e realização de eletrocardiograma. No 50º dia de uso do tratamento medicamentoso, o participante da pesquisa deve retornar ao núcleo da UFC para repetir os procedimentos do início do estudo. Outras informações em sobre a pesquisa em www.ufc.br.

Serviço
Interessados devem agendar visita pelos telefones 3366 8346; 99997 37618; 99627 5800; 98829 3756; e 98186 4258.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS